Cirurgia de Corpo

Cirurgia do corpo abre uma ampla arena de possibilidades para a aparência que deseja alcançar.

Para escolher um Cirurgião Plástico, o ideal é pedir conselho ao seu médico de família ou informar-se junto de pessoas amigas ou conhecidas. Convém não esquecer que cada caso é único e que os bons resultados da sua amiga não garantem os seus.

Abdominoplastia é uma cirurgia Plástica do abdómen para correcção funcional ou estética da parede abdominal. A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, visa corrigir o excesso de tecido, seja gordura ou pele, na região abdominal. Pode ser recomendada para mulheres que tiveram muitos filhos, pois a distensão do abdómen durante os períodos de gravidez pode provocar excesso de tecido abdominal e afastamento para os lados dos músculos reto abdominais.

Pela mesma razão, pode-se recomendar a abdominoplastia para pessoas que eram obesas e perderam muito peso deixando excesso de tecidos na região abdominal. Abdominoplastia também pode ter aplicação para corrigir depósito de tecido gorduroso na região abdominal que provoca uma saliência não estética. 

Qual é a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração? Enquanto a lipoaspiração é utilizada para casos de excesso de gordura, abdominoplastia (dermolipectomia abdominal) é uma intervenção cirúrgica mais complexa que possibilita maiores alterações. Embora a abdominoplastia possibilite diminuição de peso, sua finalidade principal é estética, e não a eliminação de quilos, com bons resultados podendo ser conseguidos com pouca remoção de tecidoso

Recomenda-se 48 h de internamento com drenos, uso de cinta por 2 meses, prevenção do trompoembolismo e repouso para evitar seromas.

Também chamado lifting das coxas (cruroplastia) tem indicação após perda de peso acentuado permitindo a excisão simultânea de gordura e pele
Importante deixar de fumar, pois o tabagismo tal como noutras intervenções em que é necessário grandes descolamentos cutâneos aumenta exponencialmente as complicações.

Internamento:
1 a 2 dias

Duração:
2 horas de intervenção

Contraindicações:
Linfedema, diabetes, insuficiência arterial ou venosa.

De referir que como resultado final fica sempre uma cicatriz ao longo da prega inguinal que dependerá da técnica mas sobretudo das características  biológicas do indivíduo

Aumentar a projecção da região glútea injectando gordura com as cânulas de lipoaspiração. Existem dois tipos de formas corporais:

  1. a forma andróide, com uma concentração de gordura acima da cintura,
  2. ou ginóide, aquela que concentra gordura principalmente nos quadris e abaixo da cintura.


Os dois tipos podem beneficiar-se deste tipo de cirurgia.

Podemos também aumentar os glúteos com a colocação de próteses intramusculares, neste caso a incisão é realizada no sulco nadegueiro permitindo um aumento considerável e duradouro.

Incisões e técnicas: 
Geralmente são feitas de 3 a 6 pequenas incisões na região do quadril e na dobra do glúteo. A maior vantagem da técnica de lipoescultura, neste caso, é a combinação da aspiração do excesso de gordura e rejeição nas regiões deprimidas. Na maioria dos casos, existe acúmulo de gordura na região dos quadris, culotes e nas coxas internas, e apenas com a remoção dos excessos de gordura destas regiões já haverá melhora do contorno corporal. Este excesso de gordura pode ser utilizado para ser enxertado na região glútea. A gordura é injectada no subcutâneo dependendo da área e do problema específico a ser corrigido.

Duração: 
De 1 a 3 horas.

Anestesia: 
Local com sedação ou geral.

Tempo de Hospital/Ambulatório: 
Geralmente internamento de 24 a 48 horas

Recuperação: 
No pós-operatório prescrevermos o uso de uma cinta elástica que ajudará a manter a nova forma após o aumento. A drenagem linfática das áreas aspiradas ajuda a absorção do inchaço, mas é melhor evitar sobre a parte injectada. Pode ser iniciada após 24 horas do pós-operatório. Andar 1,5 quilómetros é essencial após o 3º dia devendo aumentar a distância percorrida diariamente. A partir da 3ª semana, o ultrassom em baixa frequência e endermologia irão ajudar na correcção de qualquer área enrijecida. Este procedimento de pós-operatório deverá ser feito por uma esteticista ou fisioterapeuta treinada e sob a supervisão do cirurgião. Exercícios fortes como corrida e levantamento de peso são permitidos após 30 dias. Dor temporária branda, especialmente nas primeiras 48 horas pode ser tratada com analgésicos. Inchaço, desconforto, dormência e pigmentação da pele geralmente ocorrem nas primeiras semanas.  Haverá a saída do fluído anestésico pelas incisões nas primeiras 24 horas. Os curativos serão trocados diariamente. Banho somente após 24 horas. Deverá usar a cinta por algumas semanas. Os curativos serão removidos ente o 5º e o 7º dia. Volta ao trabalho: 2 a 3 semanas. Ginástica e banho de sol: 4 a 6 semanas ou mais.

A lipoaspiração é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não na balança. Os melhores resultados são obtidos nas Lipoaspiração em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades

Tipo de anestesia:
Dependendo da área a ser operada e do volume de gordura a ser aspirada assim a cirurgia será realizada sob anestesia local, local com sedação, epidural, ou geral.

Pós-operatório
Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que resolvem sozinhos em 21 dias, na maioria dos casos. Durante o 1.º mês depois da Lipoaspiração o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o 2.º e 3.º meses, época na qual ocorre uma maior retracção da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por 45 dias e  é indicada drenagem linfática e ultrassom a partir de 7 dias da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento. 

Complicações: 
São raras as complicações em lipoaspiração, porém podem ser citadas: hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose, acidentes durante a cirurgia e problemas anestésicos. O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoaspirações, é o acúmulo de um líquido claro na região operada, formando como uma “bolsa de água”. Nestes casos procede-se ao esvaziamento através de punções, com resolução do problema e sem prejuízo do resultado. 

Resultado Definitivo: 
O resultado definitivo da Lipoaspiração da se após 6 meses.

Mastopexia refere-se a um grupo de intervenções cirúrgicas eletivas destinadas a levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa. A mastopexia pode envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.

O estreitamento ou aperto da vagina (vaginoplastia) é uma correcção solicitada com mais frequência, nos últimos 15 anos, em especial pela mulher jovem, após o primeiro ou segundo parto, em que é evidente através do seu relato clínico, que as relações sexuais se alteraram profundamente pela laxidão dos seus tecidos. Esta reconstrução do canal vaginal, ao ser elaborada criteriosamente é feita a nível dos músculos relaxados da bacia (músculos do pavimento do períneo) e realizada a modelação da mucosa vaginal, conferindo uma estrutura tridimensional, equilibrada e harmoniosa, com notória repercussão funcional sexual, o que leva as pacientes a afirmarem “o relacionamento intímo melhorou espantosamente, ou voltou à situação antes dos partos”

Reconstrução do hímen
A reconstrução do hímen é uma cirurgia, comparativamente às outras, mais rara, e tem a sua justificação em factores sociais, culturais e religiosos, sendo vivida nalguns casos individuais com intenso “stress”, quase estando em risco a própria vida da jovem, que atribuem ou definem como “honra da família.”.

Destaque: “A correcção cirúrgica mais frequentemente é a lipoescultura da região púbica (Monte de Vénus)

Hipertrofia dos Grandes Lábios (asas de morcego)

Excisão de tecido em excesso dos grandes lábios realizada normalmente com anestesia local e sedação sem internamento

Muitas intervenções em cirurgia plástica têm como consequência a existência de cicatrizes que dependem mais de factores biológicos do que da competência do cirurgião.

indicações:

  • cicatrizes alargadas
  • cicatrizes hipertróficas (elevadas avermelhadas e com prurido)mas regredindo com o tempo cicatriz queloide elevada invade tecidos vizinhos cresce comportando se como um tumor.


O objectivo do cirurgião é substituir a cicatriz por outra de melhor qualidade que se torne o mais imperceptível possível.

Resultados:



Anestesia

O procedimento é realizado quase sempre com anestesia local

Marque a sua consulta

Consultórios

O Dr. António Gomes da Silva está disponível para consulta em vários locais, entre em contato conosco e verifique a disponibilidade.

Clínica Europa
Rua de Catembe, 165
2775-561 Carcavelos, Portugal

Telefone: 214 569 800
Consultas: Sextas das 15:00 às19:00

Personal Derma
Av. António Augusto de Aguiar nº110 C
1050-019 Lisboa, Portugal

Telefone: 211 633 439
Consultas: Quartas das 15:00 às 18:00

Cirurgias

Acreditamos que um paciente bem informado, com aconselhamento honesto, tome as melhores decisões. Proporcionamos a cada paciente atenção individual, com resultados naturais e ajustados às suas expectativas e personalidade.