Cirurgia de rosto

Procedimentos cirúrgicos desenhados para estruturar e reconstruir.

Para escolher um Cirurgião Plástico, o ideal é pedir conselho ao seu médico de família ou informar-se junto de pessoas amigas ou conhecidas. Convém não esquecer que cada caso é único e que os bons resultados da sua amiga não garantem os seus.

Blefaroplastia é uma cirurgia estética destinada a remover a pele em excesso e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores. À medida que a pessoa envelhece, a pele perde alguma da sua gordura e grande parte da sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Este processo, que pode ser acelerado pela perda súbita de peso, faz com que as pálpebras fiquem salientes, através da herniação de pequenas bolsas de gordura que devem ser tratadas.

Objectivos: 
A remoção da pele em excesso tem por fim melhorar a aparência do indivíduo.

Processo:
Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, de modo a que a cicatriz corra ao longo de uma prega natural.
Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita abaixo das pestanas, de modo a que a cicatriz fique na zona de sombra das mesmas e se prolongue obliquamente, de modo a parecer uma ruga de expressão.

Resultados:

Pós intervenção:
Após a cirurgia, o paciente sentirá ardor e terá equimoses e uma tumefacção ao redor dos olhos. Os olhos devem ser cobertos por um creme antibiótico para evitar a infecção. Aplica-se também gelo sobre os olhos para reduzir a tumefacção e as equimoses. O primeiro desaparece, normalmente, ao fim de 3 dias, e as equimoses por volta das 2 semanas. Os pontos de sutura são removidos 3 a 5 dias após a cirurgia e as cicatrizes tornam-se inaparentes ao fim de 3 a 6 meses na maioria dos casos.

Tipo de anestesia:
A intervenção é realizada com anestesia local ou anestesia geral em regime de cirurgia de ambulatório e demora cerca 90 minutos.

Lifting Cérvico-Facial tem o intuito de amenizar os sinais de envelhecimento (rugas e marcas de expressão) provocados pela acção do tempo. É mais indicado para aquelas pessoas que apresentam rugas, flacidez ou excesso de pele na face. 

Procedimento Cirúrgico: 
A anestesia pode ser geral ou local com sedação e a cirurgia dura média de 3 horas. O tempo de Internamento é de cerca de 24 horas e o paciente deve procurar estar com a cabeça levemente elevada quando em repouso. 

Pós-Operatório: 
Devem ser feitos pensos compressivos nas primeiras 72 horas. Deve-se evitar a exposição ao sol nos primeiros 30 dias, após esse período com cautela e o uso de filtro solar.

Candidatos:
Geralmente homens e mulheres acima de 40 anos. 

Objectivo:
Melhorar o sulco profundo que vai do nariz ao canto da boca, as bochechas, a linha da mandíbula e as maçãs do rosto. Ajuda também a melhorar a flacidez da pele, o “papinho” e a pele flácida no pescoço, retirando o excesso de pele, corrigindo os músculos e remodelando a pele. Pode ser feita em conjunto com o lifting frontal e a blefaroplastia para corrigir as sobrancelhas o excesso de pele e os papos das pálpebras. 

Resultados:

 

Incisões e técnica:
Existem diferentes variações da Plástica de face. A incisão é geralmente colocada na frente e atrás da orelha, escondida pelos sulcos naturais. Por detrás da orelha a incisão entra no couro cabeludo, escondida pelo cabelo. O lóbulo da orelha deve ficar solto e natural, evitando a aparência esticada. Às vezes uma pequena incisão em baixo do queixo pode ser usada para ajudar a corrigir os músculos do pescoço(platisma). De preferência as estruturas profundas da face e do pescoço também serão reposicionadas. A pele é puxada para cima e para trás e o excesso é retirado. O aspecto deve parecer normal e não esticado. Para corrigir o pescoço pode ser também usada a lipoescultura, melhorando o contorno. Um dos aspectos mais importantes da cirurgia da face é a reposição do volume perdido. Isto pode ser conseguido seja através da dobra e sutura de estruturas profundas ou por injecção de gordura, aspirada de outra região. 

Duração:
3 a 4 horas. 

Anestesia:
Local com sedação ou geral. 

Internamento/Ambulatório:
A maioria dos pacientes precisam de 24 horas de internamento segurança.

Recuperação:
Volta ao trabalho: 10 a 14 dias.
Actividades físicas mais desgastantes: 3 semanas.
Equimoses: 2 a 3 semanas.
Evitar exposição ao sol por 2 meses. 

Mitos e Realidades:
A inusitada aceitação e expansão da cirurgia estética, nas últimas duas décadas, tem a sua génese em motivações sociais e individuais.
Entre as motivações sociais: o envelhecimento da população com o aumento de esperança de vida, a exclusão profissional dos gerontes, a moda e os media escravizantes que impõem biótipos e silhuetas despersonalizando o ego, a sobrevalorização da juventude com o seu culto hedonista, a delirante obsessão pela imagem politicamente cultivada são os factores sociais mais relevantes que contribuem para este desejo colectivo de eterna adolescência.
Em segundo lugar, as motivações individuais: o ritmo de degradação biológico, normalmente mais acelerado que a deterioração psicológica, tem como consequência uma imagem real desfasada e envelhecida do eu consciência, a necessidade de competir profissional e sexualmente de forma a sentir se de novo objecto de desejo e finalmente a recusa da ideia de morte
Devemo-nos focar apenas naquelas que consideramos ser as mais eficazes e duradouras técnicas para atenuar e contrariar as marcas do envelhecimento facial – a ritidoplastia cervico-facial e a blefaroplastia mostrando casos clínicos da nossa experiência abordando a escolha adequada a cada paciente e a cada rosto bem como os detalhes para evitar sequelas e estigmas iatrogénicos.
Atenção deve ser dada ás expectativas irrealistas com esclarecimento minucioso eliminando riscos como nos grandes fumadores e nas perturbações psiquiátricas.
Por fim devemos falar das principais complicações e desapontamentos destas intervenções do ponto de vista do cirurgião e do paciente.
A longevidade da nossa espécie tem o seu limite biológico pré- determinado geneticamente(Telómeros),não existindo contudo uma teoria consensual que explique o envelhecimento que nos transforma a todos um ser para a morte.
Enquanto não se descobrir um factor ou conjunto de factores capazes de actuar sobre esse implacável relógio biológico, a Cirurgia Estética é uma solução transitória legitima para vivermos melhor com aquilo que nos vamos tornando.

Riscos:
As complicações da Cirurgia Plástica da face não são frequentes. Hematoma (acumulo de sangue sob a pele), infecção, sangramento e reacções a anestesia. Algumas incisões podem ser visíveis devido a variações na cicatrização e podem ter de ser retocadas. Lesão temporária de nervos que controlam os músculos da face ou a sensibilidade são raramente permanentes. Assimetria e mudança na linha de implantação dos cabelos. 

Detalhes: 
Esta intervenção não corrige as rugas ao redor da boca. A escolha da técnica depende da espessura, textura e elasticidade da pele, da intensidade das rugas e sulcos. Em geral a exposição excessiva ao sol produz mais rugas e a Plástica de face terá de ser combinada com um peeling a laser (resurfacing) para eliminá-las. A escolha do local das incisões vai depender da linha de implantação do cabelo. Outro procedimento comumente associado à Plástica de face é o rejuvenescimento do nariz (veja Rinoplastia). Os fumadores devem diminui ou mesmo parar antes da cirurgia. Deve-se evitar tomar aspirina, que pode provocar hematomas. Drenos podem ser usados para evitar o acúmulo de líquidos. A recuperação varia muito. Dormir com a cabeça elevada ajuda a diminuir o inchaço e as equimoses e, drenos são retirados em um a 2 dias. Assimetria temporária é normal e pode ser causada pelo inchaço e equimoses. As equimoses devem desaparecer em 2 a 3 semanas. Maquiagem correctiva pode ser aplicada dentro de alguns dias. A insensibilidade pode durar várias semanas. Exposição ao sol só é permitida depois do primeiro mês. É necessário esperar várias semanas para poder avaliar o novo visual. Alguns homens podem ter que se barbear atrás das orelhas para onde vai a pele com barba. 

Duração dos resultados:
Geralmente de 7 a 12 anos.

Intervenção realizada em ambulatório sob anestesia local para remodelar gordura cervical em homens ou mulheres com boa elasticidade cutânea.

Recuperação:
Uso imprescindível de compressão e massagens na área lipoaspirada. Em casos de excesso de pele poderá estar indicado lifting cervical retoma das actividades 3 a 5 dias.

Duração:
30 a 45 minutos.

mentoplastia propõe aumentar a projeção e/ou o contorno do queixo através da introdução de um implante ou redução na projeção do queixo. É uma cirurgia frequentemente associada a uma cirurgia Plástica do nariz, lipoaspiração do pescoço ou cirurgia da face, para harmonizar o perfil facial. Os implantes podem ser de siliconeossos ou material sintético

Anestesia e duração:
A cirurgia demora cerca de 1 hora, sob anestesia local ou geral, podendo ser ambulatória.

Pode ocorrer edema facial, que perdura por 1 a 2 semanas e os primeiros resultados ocorrem nas primeiras semanas e são permanentes.

A otoplastia visa corrigir imperfeições estéticas das orelhas como as chamadas orelhas em abano. Esse tipo de defeito é bastante comum e tem efeitos psicológicos assaz negativos, sobretudo em crianças. Em função disso, a idade ideal para se fazer uma otoplastia é de 5 a 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com o seu tamanho definitivo. 

Pré-operatório
Não se deve fazer uso de aspirina ou qualquer fórmula à base de ácido acetilsalicílico por pelo menos dez dias antes da cirurgia. As orelhas e os cabelos devem ser lavados cuidadosamente na véspera da cirurgia. Se forem compridos, os cabelos não devem ser cortados antes da operação, pois ajudarão a disfarçar nos primeiros dias.

Procedimento Cirúrgico
É feita uma incisão atrás da orelha, por onde se retira o excesso de pele e se molda ou retira a cartilagem a fim de corrigir eventuais contornos defeituosos. A cartilagem é então suturada em uma posição dentro dos padrões normais. 

A otoplastia é uma cirurgia tecnicamente simples mas requer um trabalho minucioso, . As cicatrizes ficam praticamente invisíveis, localizadas no sulco entre a orelha e a mastóide. Em geral, é usada anestesia local associada a um leve sedativo. A anestesia geral pode ser recomendada em alguns casos.

Resultados:

Pós-operatório
Poderá surgir dor no pós-operatório da otoplastia. Caso venha a ocorrer, um analgésico comum, resolve o problema. É colocada sobre as orelhas um penso mantido por um período de cinco a sete dias, durante os quais deve-se evitar deitar de lado. Após retirar o penso, o paciente deve usar uma touca para dormir, por pelo menos um mês. Os pontos são retirados no 10º ou 12º dia após a cirurgia. É recomendável evitar exposição demorada ao sol no primeiro mês. Embora o efeito imediato seja satisfatório, o resultado definitivo da Plástica de orelhas só pode ser constatado por volta do sexto mês.

Rinoplastia é o nome da cirurgia plástica no nariz. Essa cirurgia é realizada na estrutura nasal com objectivo de melhorar a estética ou a respiração do indivíduo.

Recomendação:
A cirurgia plástica no nariz é aconselhada somente a pacientes com mais de 18 anos, a não ser em caso de complicações respiratórias ou malformações congénitas. Antes desta idade a cirurgia plástica no nariz não é indicada porque as estruturas faciais se alteram com o crescimento e é aconselhável esperar o desenvolvimento definitivo antes de se submeter a cirurgia correctiva.

Objectivos:
Serve para correcção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. Muitas vezes a cirurgia plástica no nariz é associada a uma mentoplastia, para que o resultado produza uma harmonia maior com as formas do rosto (perfiloplastia).

Processo:
A cirurgia Plástica no nariz em geral leva de 1 a 2 horas, embora em procedimentos mais delicados possa demorar um pouco mais. Na cirurgia Plástica no nariz a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá de seu problema e da técnica preferida do cirurgião, algumas vezes fazemos a rinoplastia por dentro do nariz (fechada), outras vezes e cada vez mais frequentemente optamos por um procedimento “aberto”, especialmente em casos mais complicados ou em rinoplastias secundárias.

Finalmente, a pele é readaptada sobre a novo esboço osteo-cartilaginoso, e uma tala é aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados.

Resultados:



Tipo de anestesia:

A anestesia pode ser local ou geral.

Marque a sua consulta

Consultórios

O Dr. António Gomes da Silva está disponível para consulta em vários locais, entre em contato conosco e verifique a disponibilidade.

Clínica Europa
Rua de Catembe, 165
2775-561 Carcavelos, Portugal

Telefone: 214 569 800
Consultas: Sextas das 15:00 às19:00

Personal Derma
Av. António Augusto de Aguiar nº110 C
1050-019 Lisboa, Portugal

Telefone: 211 633 439
Consultas: Quartas das 15:00 às 18:00

Cirurgias

Acreditamos que um paciente bem informado, com aconselhamento honesto, tome as melhores decisões. Proporcionamos a cada paciente atenção individual, com resultados naturais e ajustados às suas expectativas e personalidade.