Cirurgia Masculinas

Entre os homens, a cirurgia estética tornou-se popular como forma de lidar com a manutenção e a mudança da imagem.

Para escolher um Cirurgião Plástico, o ideal é pedir conselho ao seu médico de família ou informar-se junto de pessoas amigas ou conhecidas. Convém não esquecer que cada caso é único e que os bons resultados da sua amiga não garantem os seus.

Ginecomastia é o crescimento excessivo das mamas masculinas, normalmente causado por uma alteração hormonal ou excesso de gordura, e atinge 40% dos homens. Na adolescência, este problema é mais frequente, especialmente por volta dos 13 anos, e causa grande constrangimento entre os rapazes que deixam de fazer actividades que lhe são comuns por vergonha de suas mamas desenvolvidas. 

Apesar de haver tratamento, a cirurgia de ginecomastia é o método mais utilizado e preferido pelos homens por oferecer maior rapidez e eficácia de resultados. A cirurgia de ginecomastia pode ser realizada em a partir dos 15anos de idade, de acordo com a avaliação médica. A cirurgia de ginecomastia normalmente é feita com internamento de apenas 1 dia, sendo simples, rápida e perfeitamente realizável com anestesia local e sedação, Deve-se respeitar alguns dias de repouso, usar uma cinta e evitar a prática de desportos após uma cirurgia de ginecomastia, mas a recuperação não requer maiores cuidados. Com o fim do constrangimento das mamas aumentadas, os resultados obtidos com uma cirurgia de ginecomastia são muito satisfatórios aos pacientes, especialmente por proporcionar a recuperação da auto-estima. 

Diagnóstico e cirurgia
O diagnóstico pode ser feito tanto por um endocrinologista como por um cirurgião Plástico. São duas as causas do aumento de volume na região peitoral: excesso de tecido mamário em decorrência de descontrolo hormonal ou acumulação de gordura. A cirurgia para retirada do tecido mamário é feita por um Cirurgião Plástico. Em muitos casos há que apenas a acumulação de gordura que pode ser retirada com lipoaspiração.

mentoplastia propõe aumentar a projecção e/ou o contorno do queixo através da introdução de um implante ou redução na projecção do queixo. É uma cirurgia frequentemente associada a uma cirurgia Plástica do nariz, lipoaspiração do pescoço ou cirurgia da face, para harmonizar o perfil facial. Os implantes podem ser de siliconeossos ou material sintético

A cirurgia demora cerca de 60 minutos, sob anestesia local ou geral, podendo ser ambulatória. Pode ocorrer edema facial, que perdura por 1 a 2 semanas e os primeiros resultados ocorrem nas primeiras semanas e são permanentes.

Lifting Cérvico-Facial tem o intuito de amenizar os sinais de envelhecimento (rugas e marcas de expressão) provocados pela acção do tempo. É mais indicado para aquelas pessoas que apresentam rugas, flacidez ou excesso de pele na face. 

Procedimento Cirúrgico: 
A anestesia pode ser geral ou local com sedação e a cirurgia dura média de 3 horas. O tempo de internamento é de cerca de 24 horas e o paciente deve procurar estar com a cabeça levemente elevada quando em repouso. 

Pós-Operatório: 
Devem ser feitos pensos compressivos nas primeiras 72horas. Deve-se evitar a exposição ao sol nos primeiros trinta dias, após esse período com cautela e o uso de filtro solar.

Candidatos:
Geralmente homens e mulheres acima de 40 anos 

Objectivo:
Melhorar o sulco profundo que vai do nariz ao canto da boca, as bochechas, a linha da mandíbula e as maçãs do rosto. Ajuda também a melhorar a flacidez da pele, o “papinho” e a pele flácida no pescoço, retirando o excesso de pele, corrigindo os músculos e remodelando a pele. Pode ser feita em conjunto com o lifting frontal e a blefaroplastia para corrigir as sobrancelhas o excesso de pele e os papos das pálpebras. 

Resultados:

 



Incisões e técnica:

Existem diferentes variações da Plástica de face. A incisão é geralmente colocada na frente e atrás da orelha, escondida pelos sulcos naturais. Por detrás da orelha a incisão entra no couro cabeludo, escondida pelo cabelo. O lóbulo da orelha deve ficar solto e natural, evitando a aparência esticada. Às vezes uma pequena incisão em baixo do queixo pode ser usada para ajudar a corrigir os músculos do pescoço(platisma). De preferência as estruturas profundas da face e do pescoço também serão reposicionadas. A pele é puxada para cima e para trás e o excesso é retirado. O aspecto deve parecer normal e não esticado. Para corrigir o pescoço pode ser também usada a lipoescultura, melhorando o contorno. Um dos aspectos mais importantes da cirurgia da face é a reposição do volume perdido. Isto pode ser conseguido seja através da dobra e sutura de estruturas profundas ou por injecção de gordura, aspirada de outra região. 

Duração:
3 a 4 horas.

Anestesia:
Local com sedação ou geral. 

internamento/Ambulatório:
A maioria dos pacientes precisam de 24 horas de internamento

Recuperação:
Volta ao trabalho: 10 a 14 dias. Actividades físicas mais desgastantes: 3 semanas Equimoses: 2 a 3 semanas. Evitar exposição ao sol por 2 meses. 

Mitos e Realidades
A inusitada aceitação e expansão da cirurgia estética, nas últimas duas décadas, tem a sua génese em motivações sociais e individuais.
Entre as motivações sociais: o envelhecimento da população com o aumento de esperança de vida, a exclusão profissional dos gerontes, a moda e os media escravizantes que impõem biótipos e silhuetas despersonalizando o ego, a sobrevalorização da juventude com o seu culto hedonista, a delirante obsessão pela imagem politicamente cultivada são os factores sociais mais relevantes que contribuem para este desejo colectivo de eterna adolescência.
Em segundo lugar, as motivações individuais: o ritmo de degradação biológico, normalmente mais acelerado que a deterioração psicológica, tem como consequência uma imagem real desfasada e envelhecida do eu consciência, a necessidade de competir profissional e sexualmente de forma a sentir se de novo objecto de desejo e finalmente a recusa da ideia de morte.
Devemo-nos focar apenas naquelas que consideramos ser as mais eficazes e duradouras técnicas para atenuar e contrariar as marcas do envelhecimento facial – a ritidoplastia cervico-facial e a blefaroplastia mostrando casos clínicos da nossa experiência abordando a escolha adequada a cada paciente e a cada rosto bem como os detalhes para evitar sequelas e estigmas iatrogénicos.
Atenção deve ser dada ás expectativas irrealistas com esclarecimento minucioso eliminando riscos como nos grandes fumadores e nas perturbações psiquiátricas.
Por fim devemos falar das principais complicações e desapontamentos destas intervenções do ponto de vista do cirurgião e do paciente.
A longevidade da nossa espécie tem o seu limite biológico pré- determinado geneticamente (Telómeros),não existindo contudo uma teoria consensual que explique o envelhecimento que nos transforma a todos um ser para a morte.
Enquanto não se descobrir um factor ou conjunto de factores capazes de actuar sobre esse implacável relógio biológico, a Cirurgia Estética é uma solução transitória legitima para vivermos melhor com aquilo que nos vamos tornando.

Riscos:
As complicações da Cirurgia Plástica da face não são frequentes. Hematoma, infecção, sangramento e reacções a anestesia. Algumas incisões podem ser visíveis devido a variações na cicatrização e podem ter de ser retocadas. Lesão temporária de nervos que controlam os músculos da face ou a sensibilidade são raramente permanentes. Assimetria e mudança na linha de implantação dos cabelos. 

Detalhes: 
Esta intervenção não corrige as rugas ao redor da boca. A escolha da técnica depende da espessura, textura e elasticidade da pele, da intensidade das rugas e sulcos. Em geral a exposição excessiva ao sol produz mais rugas e a Plástica de face terá de ser combinada com um peeling a laser (resurfacing) para eliminá-las. A escolha do local das incisões vai depender da linha de implantação do cabelo. Outro procedimento comumente associado à Plástica de face é o rejuvenescimento do nariz (veja Rinoplastia). Os fumadores devem diminui ou mesmo parar antes da cirurgia. Deve-se evitar tomar aspirina, que pode provocar hematomas. Drenos podem ser usados para evitar o acúmulo de líquidos. A recuperação varia muito. Dormir com a cabeça elevada ajuda a diminuir o inchaço e as equimoses e, drenos são retirados em um a dois dias. Assimetria temporária é normal e pode ser causada pelo inchaço e equimoses. As equimoses devem desaparecer em duas a três semanas. Maquilhagem correctiva pode ser aplicada dentro de alguns dias. A insensibilidade pode durar várias semanas. Exposição ao sol só é permitida depois do primeiro mês. É necessário esperar várias semanas para poder avaliar o novo visual. Alguns homens podem ter que se barbear atrás das orelhas para onde vai a pele com barba. 

Duração dos resultados:
Geralmente de 7 a 12 anos.

Marque a sua consulta

Consultórios

O Dr. António Gomes da Silva está disponível para consulta em vários locais, entre em contato conosco e verifique a disponibilidade.

Clínica Europa
Rua de Catembe, 165
2775-561 Carcavelos, Portugal

Telefone: 214 569 800
Consultas: Sextas das 15:00 às19:00

Personal Derma
Av. António Augusto de Aguiar nº110 C
1050-019 Lisboa, Portugal

Telefone: 211 633 439
Consultas: Quartas das 15:00 às 18:00

Cirurgias

Acreditamos que um paciente bem informado, com aconselhamento honesto, tome as melhores decisões. Proporcionamos a cada paciente atenção individual, com resultados naturais e ajustados às suas expectativas e personalidade.